GUIMARÃES

Retorno do Jornal Virtual chasquepampeano.com.br
 
 
Um GALPÃO VIRTUAL bagual, sem amarras de qualquer espécie, a não ser a minha consciência, mas regulada pela Carta de Princípios de Glaucus Saraiva, que norteia os rumos do Movimento Tradicionalismo Gaúcho.
       A ideia de montar um galpão virtual surgiu em meados de novembro de 2006, data de nascimento: dia 06/12/2006 às 08h46min04seg, em 10/12/2006 às 20h18min foram mandados os primeiros arquivos e nesse mesmo dia às 20h22min foi acessado pela primeira vez em caráter experimental.
Assim nasceu o GALPÃO VIRTUAL CHASQUEPAMPEANO.COM.BR numa época, que fazia falta a boa divulgação dos eventos, ações e projetos TRADICIONALISTAS.
HOJE, dia 16/09/15  retornamos essa caminhada sempre com o mesmo objetivo , que não abrimos mão ou seja divulgar tudo de bom e lutar pela causa tradicionalista para que seus objetivos sejam melhor compreendidos pela sociedade em geral, onde ainda alguns chamam os gaúchos de "gauchinhos".
Esperamos contar com a ajuda dos parceiros de sempre: Hilton Araldi, Valdemar Engroff, Ademir Canabarro, Léo Ribeiro de Souza, Dilmar Paixão, Dorotéo Fagundes e Italo Dorneles e tantos outros nos ajudaram nessa caminhada.
Paulo Guimarães - editor



CTG Amaranto Pereira: O bom exemplo no Tradicionalismo
 

 
Qual é a fórmula para bem administrar uma entidade tradicionalista?

Achamos que deve ser: juntar uma gauchada preocupada em fazer as coisas dentro dos princípios tradicionalistas, com objetivos sérios e honestos, unida para juntos enfrentar os desafios, com ousadia e coragem para encará-los.
Tudo isso encontramos na gauchada que faz parte atualmente do CTG Amaranto Pereira de Alvorada, que para comemorar seu aniversário de 15 anos resolveu encarar um grande desafio; apesar de ser uma entidade pequena em tamanho e recursos, mas grande em objetivos, resolveram fazer um baile no dia 14/03/2008 e contratar nada mais que o melhor conjunto tradicionalista existente no momento: OS MONARCAS, junto com os Monarcas o Conjunto Sul América lançará seu primeiro CD.
E para poder receber um conjunto com a dimensão dos Monarcas resolveram enfrentar outro grande desafio, ou seja, precisavam para que o evento tivesse sucesso arrumar acomodações para centenas de pessoas o que não ocorria com o galpão que tinha 25m por 30m de extensão, ou seja, 750 metros quadrados.
Lançado o desafio, o novo e ousado Patrão Geovane com sua Patronagem começaram uma obra em que resultou um aumento de 300 metros quadrados, ficando o galpão com 35 metros por 30m e uma área total de 1.050 m², junto com o aumento físico do Galpão foram aumentados e reconstruídos os banheiros masculinos e femininos, a cozinha, foi construído uma grande sala para o Dpto. Cultural onde ficará a biblioteca do CTG, local apropriado para que todos possam consultar e estudar para concursos de peões e prendas, enfim conhecer a aprofundar os conhecimentos culturais tradicionalistas.
Com o aumento o galpão poderá acolher grandes eventos, podendo ter 700 pessoas devidamente sentadas, num terreno com uma área de 6.360 m², devidamente legalizada e doada pela Prefeitura de Alvorada em regime de Permissão de Uso renovável automaticamente de 15 em 15 anos, bastando para isso continuar a ter uso tradicionalista.
Como vemos não precisa fazer eventos fora dos fins tradicionalistas para ter sucesso, basta ousar, juntar uma boa equipe e continuar a ser um CTG realmente preocupado com o bom tradicionalismo, como faz muito bem os associados do CTG Amaranto Pereira de Alvorada, parabéns a todos, que o exemplo de vocês sirva para mostrar o caminho que os demais podem trilhar.

A SEGUIR FOTOS DOS MELHORAMENTOS E DA GAUCHADA TRABALHANDO EM REGIME DE MUTIRÃO
GUIMARÃES - EDITOR 

a

a1

a2

a3
a4



Os ataques e os desrespeitos ao Tradicionalismo Organizado
 

Presidente da Assembléia do RGS quer desmanchar o Recanto Gaúcho

Frequentemente, não se sabe por que, o Movimento Tradicionalista Gaúcho vêm sofrendo ataques e desrespeitos.
Há pouco tempo, foi a respeito ao Hino do RGS, que um deputado queria mudar, a sociedade se manifestou totalmente contrária a esse ato, mas até agora não sabemos se já retirou o projeto.
Agora, e pasmem, pela mesma Assembléia do RGS, que deveria ser a primeira em defender os interesses do Tradicionalismo Gaúcho, novamente quer desprestigiar o Movimento Tradicionalista, desmanchando o Recanto Gaúcho que existe naquela Assembléia, em vez de cada vez mais apoiar ações que visem uma maior divulgação das tradições gaúchas, fazem ações no sentido contrário de desprestigiar, prejudicar, enfim nada para ajudar e tudo para complicar.
Será que apoiar as tradições gaúchas não é de interesse da nossa casa maior legislativa?
Será que apoiar as tradições gaúchas não rende geração de renda como turismo cultural?
Quando teremos legisladores a favor do movimento tradicionalismo e consequentemente do Rio Grande do Sul?
Pedimos aos deputados realmente interessados em apoiar as Tradições Gaúchas que se manifestem sobre o assunto, pois nessa hora ninguém pode ficar em cima do muro, ou são a favor do Movimento Tradicionalista Gaúcho ou são contra.
A sociedade gaúcha NO MOMENTO OPORTUNO saberá repudiar tais ações.

Guimarães- Editor do Chasque Pampeano



O Interior dando exemplo para a Capital dos Gaúchos
 

Muitas vezes nem sempre é a Capital a pioneira em idéias e ações positivas, dentro do tradicionalismo e gestão pública, muitas vezes o Interior serve de exemplo para a Capital.
            Por exemplo, fala-se há muito tempo sobre o cercamento do Acampamento da Harmonia, em Passo Fundo no Parque de Rodeios da Roselândia, já acontece algo parecido, claro com características locais, pois a área é parte pública e parte de um CTG, mas o exemplo está lá; uma área de rodeios oficial do município, com vida permanente durante todo o ano, ano após ano o poder público investe em melhorias, visando cada vez mais dar condições do tradicionalismo sério se transformar num turismo cultural e assim gerar renda para os munícipes.
            Outro grande exemplo: o Projeto Gurizada de Galpão, feito por iniciativa própria no Município de Gravataí, em sua segunda edição, onde o município paga 4 mil reais por mês para os CTGs realizarem projetos sociais com as crianças e podendo também investir em melhoria de suas sedes, assim cada vez mais podendo cumprir com suas funções tradicionalistas, mas também contribuindo para a inclusão  das crianças em situação de risco social.
            Assim poderíamos ficar um dia inteiro dando exemplos positivos, mas acho que não é necessário, fica aqui o pedido: que em nossa Capital, o Tradicionalismo tenha a mesma atenção dada em outros municípios, que já entenderam o tesouro que têm e fazem bom uso disso.

Guimarães - Editor

TURISMO CULTURAL COMO GERAÇÃO DE RENDA
 
OS PODERES PÚBLICOS, MTG E AS OPORTUNIDADES PERDIDAS.

O Turismo cultural é sabido, que em todos os países mais desenvolvidos que o nosso é uma importante “indústria limpa”. Nesses países a cultura local é usada para alavancar o turismo, pois as pessoas que viajam têm no turismo cultural o seu grande interesse. Assim países com cultura forte como a nossa, como Japão, Escócia, países árabes, etc. usam bem a sua cultura para proporcionar ao país, grandes geração de renda, alavancando assim a economia e tendo mais assim consequentemente verbas para cada vez mais desenvolver a própria cultura.
Assim os turistas culturais ao chegar a um país preocupado com o turismo cultural encontram facilmente e rapidamente oportunidade de conhecer os costumes locais.
Que pena que em nosso país e principalmente no nosso estado, especificadamente e oportunamente, pois tivemos nessa semana que passou a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades e ao participar do evento notamos a falta de termos ali naquele local, com uma visibilidade mundial, mais de 5 mil participantes, imprensa mundial, etc., algo que bem proporcionasse aos visitantes um turismo cultural, pois de outros estados vimos representações mais significativas, com estande e tudo o mais.
Lembramos nessa ocasião a promessa feita na Semana Farroupilha de 2007 pelo nosso Prefeito Fogaça de cercar o Acampamento Farroupilha e dar-lhe condições para que seja realmente um local que sirva para a divulgação das tradições rio-grandenses, bem como sirva para alavancar o turismo cultural, que maravilha seria se nessa oportunidade da Conferência das Cidades tivessem os visitantes oportunidade de ir à Harmonia e conhecer ‘in loco” as tradições verdadeiras locais.
Lembramos também na Harmonia a existência da propalada “Casa do Gaúcho”, que até agora ainda não pôde servir aos propósitos para a qual foi pensada, pois foi entregue para a iniciativa privada, salientamos que não nesse governo, mas assim impedida de poder ali ter algo que pudesse servir a bons propósitos culturais e turísticos.
O cercamento do Parque da Harmonia, se feito, deve ser antecedido de muita discussão pela sociedade gaúcha, para que assim se tire um consenso como deve ser feito.
Na Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades, notamos uma tímida participação, quase imperceptível do Movimento Tradicionalista Gaúcho, sabemos que foram convidados um dia antes para participar, mas se houvesse um propósito de aproveitar todo esse rico patrimônio cultural, que o MTG possui, haveria um planejamento com tempo de ter, por exemplo, no local um galpão típico como os feitos na Harmonia, onde os Gaúchos poderiam administrar, decorar e assim bem mostrar a nossa rica Tradição Gaúcha, esse galpão poderia ter sido feito na própria PUC, pois espaço é que não falta lá. Nem falo da Harmonia que poderia estar pronta para receber os visitantes, gerando divulgação e renda.
Para que isso aconteça, devemos ter primeiro a disposição dos órgãos públicos, que junto com a iniciativa privada dentro do espírito da Governança Solidária Local encontre as condições para que esse projeto se torne realidade e do MTG que o que se espera que faça esses projetos e apresente aos órgãos públicos municipais e estaduais e tenhamos certeza que esse sonho de todos se tornará realidade e oportunidades como essa, que passou, não sejam perdidas.
Guimarães - Editor


Como influir na comunidade Tradicionalista aonde participo
 

O Tradicionalista com verdadeira responsabilidade social deve ser um soldado dessa boa luta que é de perseguir sempre coisas melhores para o seu meio, ou seja, tentar sempre influenciar o seu meio com atitudes, exemplos, no sentido de como se deve proceder.
Assim sendo na luta por bons princípios de vida devemos dar exemplos com ATITUDES, pois é esta que faz a diferença entre as pessoas, moldada ao  longo dos anos pela educação e pela cultura e segundo princípios de vida dignos como: a ética, como princípio  básico, a integridade, a responsabilidade, o respeito às leis e  regulamentos, o respeito pelo direito dos demais  cidadãos, o amor ao trabalho, o esforço pela poupança e pelo  investimento, o desejo de superação, a pontualidade.
Dentro desses parâmetros procuro praticar esses princípios para então com o exemplo tentar que os outros também o façam.
Como integrante de uma Patronagem,  procuro influenciar para que as coisas sejam feitas de maneira correta como prega a nossa Carta de Princípios.
Procuro não  deixar as coisas erradas acontecerem, sempre lutando para fazer as coisas certas  , mesmo sendo tachado muitas vezes de radical.
Exemplos:
 
ÉTICA, INTEGRIDADE:
 
Como participante da Patronagem quando fui encarregado junto com minha esposa da parte financeira, tratei essa questão sempre com muita probidade, transparência, fazendo que as outras pessoas vejam que só de maneira honesta na gestão dos recursos, algo vai para frente, faço questão também de estar sempre falando que recursos devem ser bem administrados, aplicados, sempre de acordo com as necessidades mais urgentes, além disso, além de bem aplicar os recursos trato de demonstrar isso, pois não basta ser honesto, os outros tem que ver que somos honestos, assim sempre que possível apresentamos relatórios de eventos para que todos vejam o lucro dado, despesas, etc.
Sempre visando a ÉTICA nas atitudes, procuro sempre ser coerente em todas as situações, procurando dar essa impressão para os demais, sem distinguir quando a questão é interna ou externa, pois não deve existir duas éticas, a ética é uma só seja para nós ou para os outros.
 
O RESPEITO ÀS LEIS E REGULAMENTOS:
 
Em relação ao cumprimento da carta de Princípios, estou sempre alerta, e alertando quando os artigos são transgredidos, alguns erram por desconhecimento ou outros motivos, nunca por comodidade deixo que as coisas erradas aconteçam, procuro fazer a minha parte ensinando aqueles que por ventura erram por desconhecimento.
Sempre procuro ser um soldado na defesa das coisas certas no tradicionalismo, sem me preocupar com os incômodos que isso acarreta, por exemplo, alertando para aqueles costumes que o tradicionalismo recomenda (por exemplo, cobertura, brincos nos peões, vestimentas femininas sem o devido recato, etc.).
Dentro da coerência de ser o que se fala, procuro sempre estar trajado de maneira correta, e assim influenciar os outros para que também o façam principalmente a juventude, com o meu filho de 18 anos procuro que este também sempre esteja trajado adequadamente, mesmo que isso me cause aborrecimentos, pois este usa a influência errada do grupo para se justificar e também errar.
PONTUALIDADE:
Dentro desse principio procuro ser pontual para com isso ter condições de poder cobrar dos outros iguais atitudes.
O AMOR AO TRABALHO:
Procuro fazer a minha parte no sentido de ensinar para os outros que não sabem os princípios da verdadeira cultura tradicionalista, assim editei um galpão virtual, criado por mim, dentro da minha entidade para assim divulgar, ensinar, difundir tudo de bom e correto dentro dos princípios da nossa carta maior, assim só divulgo bailes, conjuntos e eventos que se enquadrem dentro da ótica da carta de princípios.
Também sempre que convocado para mutirões, sempre sou o primeiro a aparecer, dando assim o exemplo de pontualidade e colaboração com os objetivos comuns.
Concluindo digo que todos devem inicialmente fazer a sua parte para que a sua sociedade, o seu CTG seja melhor,se cada um fizer isso com certeza a sua família, o seu grupo local, o seu CTG, a sua cidade, o seu estado o seu país será melhor.
Paulo Guimarães
 
Trabalho feito para o curso Cfor Avançado a pedido do professor Jarbas Lima


O SENTIDO DE ACAMPAR NA HARMONIA
 


O Movimento Tradicionalista Gaúcho de 1970 a 2000, teve segundo Manoelito Savaris, um crescimento horizontal e não vertical, ou seja, cresceu em quantidade e não em qualidade, pelos inúmeros rincões pipocaram CTGs, no Brasil e no exterior, hoje formando uma Comunidade impar em torno de 3 milhões de pessoas.
Com esse crescimento desordenado e em alguns casos, de algumas entidades desnecessárias, damos à impressão a quem olha de fora, que “CTG é um lugar somente de baile e bebida”.
E o que devemos fazer para reverter essa má impressão que “os de fora” têm do MTG, voltar a fazer dentro das Entidades atividades dentro do real sentido, ou seja, FAZER CULTURA TRADICIONALISTA.
Assim o Acampamento Farroupilha da Harmonia deve ter a finalidade cultural levado à risca, pois é um local onde em poucos dias, milhares de pessoas passam na frente dos galpões e olham para dentro das Entidades, não devemos perder essa chance, nesse momento de mostrar que os CTGs são Entidades que não só se preocupam com bailes e bebidas, mas que dão às suas atividades um cunho cultural, fazendo disso seu objetivo maior.
Falar em Acampamento Farroupilha é o mesmo que falar: espelho de nossas entidades, por isso pedimos a todos que lá acampam que realmente façam aquilo que e o objetivo do Acampamento: mostrar ao mundo a real cultura tradicionalista, pois ele também têm o sentido de não só comemorar uma efeméride acontecida em 1835 (Revolução Farroupilha), mas comemorar o aniversário de uma identidade cultural forjada em muitos anos de luta por um povo.
SEJAM BEM VINDAS as Entidades que fazem de seus galpões na Harmonia, verdadeiros baluartes do Tradicionalismo, mostrando a quem ainda não conhece os valores (ÉTICA, INTEGRIDADE, POLITIZAÇÃO, O AMOR A LIBERDADE, O SENTIMENTO DE IGUALDADE, RESPONSABILIDADE, RESPEITABILIDADE, AMOR AO TRABALHOESPÍRITO SUPERADORCORAGEM, NATIVISTA, DEFESA DA HONRA, MODERNIDADE, ASSOCIATIVISMO E CORAGEM), que fazem do Tradicionalismo uma cultura sem precedentes no mundo de hoje.

Guimarães – Editor do Chasque Pampeano

A ALMA GAÚCHA ESTA OFENDIDA
 
                                                                          Guimarães – Editor do Chasque Pampeano
Quem é esta alma Gaúcha?
É a alma dos verdadeiros gaúchos, aquela alma dos gaúchos, forjada no decorrer do surgimento do centauro dos pampas pelo calor das batalhas, pelo luta em conquistar esse chão maravilhoso que hoje é a Pampa, alma retemperada pelo frio minuano enquanto defendia e conquistava palmos de chão que hoje é esse Rio Grande sagrado.
Essa alma que nos decorrer dos anos lutou para adquirir, conservar esse chão, que adquiriu, após a mistura de muitas raças uma característica própria, altaneira, destemida, varonil, se sente hoje ofendida, por quê?
Ofendida , pois após muitas vezes ter dado o seu sangue para conservar o que hoje temos, vemos tentativas de falsos gaúchos deturparem todo esse esforço, esforço que estava na alma daqueles oito jovens do colégio Julio de Castilhos, quando a alma deles se rebelou com os absurdos que começaram a surgir naquela época e os levaram a começar um movimento de resgate dos verdadeiros valores dos gaúchos, sim eles foram empurrados por suas almas gaúchas a fazer tudo o que fizeram e que hoje após muitos anos viventes com essa mesma alma gaúcha estão tentando conservar.

E o que vemos?
Vemos tentativas novamente de falsos gaúchos a deturparem todo o trabalho que por decorrer de centenas de anos muitas almas verdadeiras gaúchas fizeram para moralizar e dar a uma gente conceitos e valores próprios de sua cultura.
Cultura essa passada através de muitas gerações de verdadeiras almas gaúchas, para seus filhos e estes aos seus e assim hoje, graças a esses valorosos gaúchos, ainda somos um povo que tem uma identidade própria.
E o que estão querendo fazer?
Estão querendo botar abaixo todo esse esforço através de décadas para manter o que é verdadeiramente gaúcho, dentro da concepção dessas almas gaúchas, com isso essa alma se sente ofendida, pois está vendo tentativas de vilipendiar seus conceitos verdadeiros, mas não pensem que essa alma gaúcha se conforma, quem tem essa verdadeira alma gaúcha com certeza está ofendida por ataques aos seus valores, ataques como esse feito por um órgão como o MTG-SC, vejam só um órgão que deveria ser o primeiro a fazer cumprir as regras e conservar o que de bom e verdadeiro nós temos está a capitanear ações para destruir tudo o que esses milhões de almas gaúchas que pisaram esse chão por algum tempo fizeram, mas não pensem que essas almas ficaram inertes, pois não é de sua índole, com a mesma vontade que digito essas palavras impulsionado por alguém , que é chamado de “alma” muitas outras almas irão se insurgir e darão um brado” Essa terra tem dono”, ninguém irá conseguir estragar o trabalho feito no decorrer de muitas gerações.
Quando vemos entidades, rodeios, deturparem os verdadeiros conceitos da tradição gaúcha, querendo colocar no nosso meio coisas que não são advindas da tradição passada de pai para filho, com certeza muitos gaúchos hoje que têm essa alma gaúcha estão também ofendidos e tenho certeza irão lutar, como seus antepassados lutaram para manter intactas as tradições gaúchas, tradições essas que não só se preocupam com os lucros dos eventos, mas sim em fazer o que é certo dentro do conceito do Tradicionalismo.
Por tudo isso, conclamo a todos que tem essa alma gaúcha a novamente lutarem com todas as armas para manter tudo aquilo que nossos antepassados conseguiram.
De alguém que tem uma alma gaúcha.
Porto Alegre, 27 de abril de 2007.


Nasce mais um galpão virtual: www.chasquepampeano.com.br
 
Sempre fui um tradicionalista preocupado com os rumos do Tradicionalismo, com as correções das distorções, dos abusos cometidos em nome dele e por isso para poder dar a minha ajuda pessoal idealizei a criação de um GALPÃO VIRTUAL bagual, sem amarras de qualquer espécie, a não ser a minha consciência, mas regulada pela Carta de Princípios de Glaucus Saraiva, que norteia os rumos do Movimento Tradicionalismo Gaúcho.
A idéia de montar um galpão virtual surgiu em meados de novembro de 2006, data de nascimento: dia 06/12/2006 às 08h46min04seg.
Colaboradores permanentes:
Paulo Roberto Rossal Guimarães, mentor e editor;
Marisa Auler Guimarães: colaboradora artística e fotógrafa;
Silvano Ozyrys Auler Guimarães: Desenvolvedor gráfico e Web.
Dentro das premissas acima, coloco a disposição de todos,esse espaço pensado para divulgar tudo de bom que acontecer no meio tradicionalista.
Que o Patrão Velho das alturas nos dê inspiração para podermos com as suas graças construir algo que seja digno.
Guimarães - Editor do Chasque Pampeano.

CFor qualificando os Tradicionalistas
 
CFor , PORQUE FAZER UM CURSO COMO ESTE?
Num país e estado aonde a educação vai tão mal, onde verificamos com toda a sua brutalidade a frase de Bertand Russell, “O homem nasce ignorante, não estúpido; o que o torna estúpido é a educação" ,ou seja a educação que têm.Todos os que terminarem o curso serão educadores, multiplicadores, quer queiram ou não e cada triunfo individual, cada “estudo" publicado , como se diz, é uma demonstração de que não somos, necessariamente, imbecis. Então vamos falar de educação e CFor.

Nascemos ignorantes, mas pela educação deixamos de ser estúpidos, ou seja, devemos estudar preparar-nos para a vida e também para ensinar, por quê?

O grande mal do nosso País e do atraso econômico é a falta de priorização de políticas educacionais. O dia em que a educação for prioridade começaremos a deixar de ser atrasados e pensar que teremos um futuro mais promissor para as futuras gerações. Tudo começa na Educação, em aprender, para então ensinar, transmitir aos demais, por isso devemos fazer o CURSO CFor BÁSICO E AVANÇADO , para conhecermos as origens e princípios do Tradicionalismo e cultura gauchesca e assim poder com segurança do conhecimento adquirido transmitir a quem possa querer.Então para que o Tradicionalismo seja bem aceito pela sociedade, compreendido pelas crianças que serão os nossos futuros guardiões da cultura gauchesca devemos preparar-nos e bem preparar, não adianta ficarmos assistindo a incompreensão geral, reclamarmos da falta de apoio das autoridades, que somos tachados de grossos, que a imprensa não atende nossos reclames, se não fizermos um trabalho de base em educação, pois tudo começa ai, na educação das crianças, jovens para então começarmos a reverter o processo de esquecimento e incompreensão da sociedade.


Quando vemos nossas Entidades morrendo culturalmente, somente preocupadas em atividades lucrativas, deturpando a verdadeira cultura.
Quando vemos entidades onde os Patrões usam a entidade para promoção pessoal e benefício próprio, estimulando somente o culto de sua personalidade.
Quando visitamos entidades e constatamos várias pessoas, inclusive crianças com chapéu na cabeça, as vezes americanizado pensamos que conservar o modo gaúcho de viver, herdado de nossos antepassados, é um dos deveres de todos os Tradicionalistas Gaúchos.
Quando vemos prendas com vestimentas inadequadas à tradição e fora do recato, que é um ponto forte dos trajes femininos gaúchos.
Quando vemos CTGs sendo palco para difusão de cultura alienígenas, como recentemente se tornou público com a repercussão sobre a desfiliação do CCN Nova Raça de Canoas, pois tinha se transformado em local de difusão da Tchê Music , tipo de música que nada condiz com a nossa verdadeira vertente musical gaúcha, pois além de não ser gaúcha, mostra as reais intenções dos organizadores em reunir multidões para simplesmente lucrar sem preocupação com os bons costumes.
Quando vemos reportagens em jornais que não condizem com a realidade tradicionalista, pois são desprovidas de conhecimento da realidade dos CTGs e assim desconhecendo falam mal, não apoiando as verdadeiras ações culturais.
Quando vemos CTGs sendo mal administrados em sua situação financeira, desprovidos completamente de estrutura empresarial para assim poderem sobreviver, e sem ter como sobreviver virarem mortos vivos culturais.
Quando vemos CTGs, que não se preocupam em bem divulgar seus eventos, achando que basta fazer por fazer, que o próprio evento se auto divulgará para quem nele vier.
Quando vemos escolas sem ensino de História do Rio Grande do Sul nos currículos, falamos escolas em qualquer nível, como a própria Faculdade de História, que só tem uma matéria de história do Rio Grande do Sul em um semestre do curso, como querer que as crianças e jovens que são o grande patrimônio do nosso futuro, por serem elas que irão gerir as nossas entidades e a nossa pátria sejam totalmente alienadas da cultura tradicionalista, como querer que gostem da tradição gaúcha se não a conhecem.
Quando vemos CTGs aonde ao chegar à época da eleição não aparece nenhum associado para se candidatar a conduzir a entidade na próxima gestão, onde os associados não ajudam a patronagem a levar adiante a administração , só se preocupando em usar o CTG como um local de lazer e diversão e creche para as crianças, etc., deixando assim os dirigentes sozinhos e com dificuldades para gerir os destinos da entidade, pois sem apoio muito pouco podem fazer.


Após tudo isso, penso ter citado fatos que justifiquem porque fazer o CFor, para que tudo isso que falei não aconteça,não adianta ficar só reclamando, devemos sim é começar a nos preocupar em educar as pessoas, pois é por falta de conhecimento, que muitas vezes fazem o que fazem, vamos estudar para depois ensinar. Nós como lideranças, após estudar, temos o dever de difundir a verdadeira cultura tradicionalista, por isso tudo a grande importância do Cfor.

Peço que reflitam sobre o que vou perguntar agora:

Qual a diferença, por exemplo, entre os países ricos e os pobres?

Muitos dizem que os ricos são nações que por terem mais idade tiveram mais tempo para se desenvolver, mas como já foi pesquisado e anunciado, a questão central não é essa, pois se fosse assim, países pobres como a Índia e o Egito e que tem mais de 2000 anos não seriam pobre, por outro lado nações como Canadá, Austrália e Nova Zelândia, também seriam pobres, pois há 150 anos atrás eram inexpressivos e hoje são países desenvolvidos e ricos. A diferença também não reside nos recursos disponíveis que a natureza deu para cada país, pois se fosse assim países como o Japão, com um território montanhoso,e inadequado para a agricultura e criação de gado, não seria um das primeiras economias do mundo atual, o país é como uma imensa fábrica flutuante importando matéria prima do mundo todo e exportando manufaturados, e assim temos vários outros exemplos de outros países que não vou citar. As diferenças intelectuais também não são significativas, mas então qual o segredo do sucesso dessas nações? Qual é então a diferença?

A diferença é a atitude das pessoas , moldada ao longo dos anos pela educação e pela cultura. Ao analisarmos a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida:


1. A ética , como princípio básico.
2. A integridade .
3. A responsabilidade .
4. O respeito às leis e regulamentos .
5. O respeito pelo direito dos demais cidadãos .
6. O amor ao trabalho .
7. O esforço pela poupança e pelo investimento .
8. O desejo de superação .
9. A pontualidade .

Nos países pobres apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária. Não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco.
Somos pobres porque nos falta atitude. Falta-nos vontade para cumprir e ensinar esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas.
Porque falei tudo isso das diferenças entre as nações pobres e as desenvolvidas?
Falei porque também em relação aos CTGs e ao Tradicionalismo a origem do insucesso é o mesmo, ou seja, falta mudar a atitude das pessoas e só se muda as atitudes com educação e cultura.
Também podemos ver CTGs onde todos querem levar vantagem sobre os outros de qualquer maneira, sem ética nenhuma nas atividades e CTGs onde ao verem as coisas erradas, a maioria diz: DEIXA-PRA-LÁ.
Nesses CTGs temos que mudar a atitude das pessoas e assim começar o processo de mudança dentro das entidades. Devemos ter memória viva e não esquecer os nossos erros e dos outros e assim desenvolver a educação e a cultura nos CTGs.
Como querer que os patrões, integrantes de Patronagem, coordenadores ,conselheiros, instrutores e avaliadores de danças, professores de peões e prendas regionais, participantes de departamentos jovens façam as coisas certas dentro da ótica tradicionalista, se não estão preparados?

Para isso temos o CFor que tem como objetivos principais:

- Instrumentalizar às lideranças que, direta ou indiretamente, contribuem para a formação dos jovens tradicionalistas.

- Difundir a filosofia e os objetivos do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG entre os tradicionalistas e a comunidade em geral.

- Estreitar e aprimorar as relações entre instrutores, ensaiadores, avaliadores, patronagem, coordenadores, conselheiros e diretoria do MTG.

E após o CFor como devemos ensinar ?

Quem aceita a abençoada missão de ensinar, deve especializar-se nessa arte de formar os caracteres dos seus educandos, muito mais do que adestrar-se em passar informações pura e simplesmente.

É preciso que aqueles que se dizem professores ou palestrantes tenham consciência de que cada criatura que passa por uma sala de aula, levará consigo, para sempre, as marcas indeléveis de suas lições. Sejam elas nobres ou não.

É imprescindível que os educadores sejam realmente mestres, no verdadeiro sentido do termo.

Que ensinem com sabedoria, entusiasmo e alegria.

Que exemplifiquem a confiança, a paz, a amizade, o companheirismo e o respeito.

Por fim, todo palestrante ou professor deverá ter sempre em mente que a sua tarefa é uma das mais nobres, porque é a grande responsável por iluminar consciências e formar cidadãos de bem e cultos.

Mestre verdadeiro é aquele que ajuda a esculpir nas almas as mais belas lições de sabedoria.

Devemos ser tudo isso, para então termos sucesso na nossa missão de educadores e transmissores de cultura

Autor: Guimarães – Editor do Chasque Pampeano



RECEITA GAUDÉRIA DE FELICIDADE
 
Longe de querermos ter a solução perfeita, mas ai vai a nossa colaboração:
Se você tem o seguinte perfil:
Não se diverte, é sedentário (a), tem pouco convívio social, não namora mais sua prenda (peão), sua vida conjugal já entrou naquela rotina, está estressado (a), de mal com a vida, tem poucos amigos, não tem um local sadio para levar teus filhos e participar de atividades culturais e de cunho social, quer gastar pouco, então:
Participe de um CTG (Centro de Tradições Gaúchas), lá você encontrará:
-Um dos poucos lugares, ainda que se possa dizer, sadio para levar a tua família e ter um convívio amigável entre as gerações.
-Muitas atividades que ajudarão na tua vida tais como:
Atividades físicas e lúdicas, se não sabes dançar apreenderás nos cursos de fandango, e após nas diversas invernadas (Grupos de Dança), dançando terás oportunidade de namorar mais uma vez tua (teu) prenda (peão) e assim melhorar o relacionamento conjugal, tua saúde física e mental melhorará pelas atividades físicas com a dança, comprovadamente um exercício dos melhores, além da parte da diversão.
O convívio social ajudará a fazer novos amigos, controlar o estresse, doença tão comum nos nossos dias e que tem prejudicado muito as pessoas, as atividades culturais e de abrangência social enriquecerão a tua educação. E tudo isso com pouco custo comparado com uma academia ou outro local semelhante.
Não perca tempo, venha para um CTG e seja mais feliz.
OBS. Se tens um (a) AMIGO (A) e este(a) se enquadra em alguma das situações acima, reenvie esse  artigo em e-mail para ele (a).
Guimarães – Editor do Chasque Pampeano, de Porto Alegre – RS – www.chasquepampeano.com.br .



O CURRICULUM DE UM JOVEM TRADICIONALISTA
 
          

            Os jovens ao procurarem seus primeiro emprego precisam apresentar em sua bagagem curricular, várias características:
- A disciplina em suas rotinas
- A disposição para trabalhar em grupo,
- O espírito voluntário,
- O desejo de vencer,
- A ética nas atividades.
            Com essas características, com certeza, qualquer jovem irá se dar bem em sua vida profissional.
            E onde se enquadra nisso o jovem tradicionalista?
            Quando ele participa dos grupos de dança, quando dele é exigido superação, disciplina, espírito de luta para vencer os desafios dos rodeios, onde só os melhores vencem.
            Quando ele junto com os outros participa altruisticamente, voluntariamente, se doando para participar de atos em prol de causas sociais, está se preparando para que?
            Quando ele aprende que só se colocando em sintonia com o Grupo, terão harmonia para atingir os objetivos.
            Quando ele aprende que em todos os rodeios terá regras e do seguimento delas depende o sucesso do grupo.
            Tudo isso que aprende sem sentir numa entidade tradicionalista, no seu futuro profissional fará uma grande diferença.
            Sim com certeza, sem sentir os jovens tradicionalistas são treinados para a vida profissional e pessoal, serão com certeza pessoas que terão atitudes diferenciadas, serão pessoas que exercitaram em todos os níveis: mirim, juvenil e adulto a oportunidade de serem protagonistas e não meros espectadores, treinarão o autocontrole, domarão a adrenalina e serão participes de muitas derrotas, mas também de várias vitórias e tudo isso será um belo aprendizado para toda a sua vida.
            Por isso tudo que falamos, felizes dos jovens que passarem pela Escola que é o Tradicionalismo, com certeza serão jovens bem mais preparados para quaisquer vicissitudes da vida que se lhes apresentar.
            O jovem tradicionalista deve se orgulhar e fazer questão de dizer:
            EU SOU UM JOVEM TRADICIONALISTA.
Autor: Guimarães

CARTA DE 2095
 
CARTA FUTURISTA FEITA PARA O CURSO CFOR AVANÇADO
A partir do ano de 2006 com os Cursos CFor Avançado e com o conhecimento adquirido, multiplicado e sendo o tradicionalismo um modo de vida a ser oferecido por ser consistente e flexível, como já deu provas em todas as épocas, e baseado em seus valores básicos: o espírito associativo, o nativismo, o respeito à palavra dada, a defesa da honra, a coragem, o cavalheirismo, o amor à liberdade, o sentimento de igualdade, a politização e o senso de modernidade, apresentamos a realidade de 2095 :
A falta de água é o principal problema, além de outros de preservação do meio ambiente enfrentado no momento, o tradicionalistas por sua índole de preservação dos reais valores, são o melhor exemplo, nos CTGs , que hoje são milhares em todo o mundo é debatido e ensinado às pessoas a preocupação em manter essa riqueza que são os recursos hídricos, os CTGs se tornaram pólos irradiadores do conhecimento, conseguindo no seu meio que esse problema não seja tão grave como no resto do mundo, assim nos núcleos tradicionalistas e outros por esse influenciado a água ainda existe em quantidade necessária para a manutenção da vida, ainda podemos tomar oito copos de água por dia e não meio copo como acontece em algumas regiões, onde os recursos hídricos foram totalmente aniquilados.Nos CTGs se ensina as maneiras de reciclar a água utilizada sem jogar fora nada. .Um cientista tradicionalista achou um substituto para o petróleo usando a energia solar, hoje todos os carros através de suas superfície, têm poros, que retiram do próprio sol a energia necessária para se deslocarem, tudo de maneira limpa e inesgotável.
Os gaúchos sempre foram mais éticos em relação às demais pessoas, os tradicionalistas mais ainda, assim a partir de 2006 mais e mais lideranças MTG foram formadas e por serem mais éticas estão sendo requisitados para colaborar em todos os níveis, políticos econômicos e sociais, a sociedade está tendo mais ética nas ações e assim mais sucesso. Éramos 3 milhões, hoje somos 30 milhões de tradicionalistas multiplicadores da ética e da cultura e com isso influenciando positivamente um número sem fim de pessoas.
Por ser sempre mais moderno em relação aos demais, os tradicionalistas são hoje referência em Cibercultura, os CTgs, são núcleos irradiantes da cultura, tudo de maneira rápida e instantânea, o sementinha plantada em 2006 , através dos poucos sites, hoje germinou e milhares de sites interativos ensinam a cultura e a maneira de viver tradicionalista para milhões de pessoas .Hoje professores formados pelo tradicionalismo ensinam ao mundo todo, além das idéias próprias, matérias como; controle demográfico,preservação da biodiversidade,controle do efeito estufa, políticas de incentivo a pequena agricultura , práticas de saúde pública,ética nas ações .
Cientistas do meio tradicionalista criam e difundem projetos de erradicação da pobreza, cancro existente em épocas passadas e que hoje graças a visão futurista dos gaúchos está melhor solucionada.
Comprovando a máxima dos gaúchos de serem pioneiros e estarem sempre à frente das coisas no seu tempo está a fundação do CTG DESGARRADOS DA TERRA, na recém formada colônia no planeta Marte.
O mundo está um pouco melhor, mas isso se tornou possível, após a cultura tradicionalista ser melhor difundida para todos, fato que começou em 2006 com os cursos e palestras promovidos pelos dirigentes do MTG da época. A multiplicação do conhecimento, acontecido a partir desse ano e que chamamos da QUARTA ONDA , ou seja, uma onda de cultura, ética, amor e espírito associativo que se espalha pelo mundo todo e além fronteiras da terra trazendo felicidade e prosperidade a todos.
Guimarães – Editor do Chasque Pampeano

CTGs Vivos dentro do conceito da Carta de Principios
 

A Tese o Sentido e o Valor do Tradicionalismo recomendam dois pontos principais:

a) ATENÇÃO ESPECIAL ÀS NOVAS GERAÇÕES

“Deve, o Tradicionalismo, operar com intensidade no setor infantil ou educacional, para que o movimento tradicionalista não desapareça com a nossa geração. Porque nós - os tradicionalistas de primeira arrancada - entramos para os Centros de Tradições Gaúchas movidos pela necessidade psicológica de encontrar o "grupo local" que havíamos perdido ou que temíamos perder. Mas as gerações novas não chegaram a conhecer o grupo local como unidade social autêntica, e somente seguirão nossos passos por força de impulsos que a educação lhes ministrar”.
“Por isso não temo afirmar que o dia mais glorioso para o movimento tradicionalista será aquele em que a classe de Professores Primários do Rio Grande do Sul - consciente do sentido profundo desse gesto, e não por simples atitude de simpatia - oferecer seu decisivo apoio a esta campanha cultural”.
“Aliás, não se concebe que as Escolas Primárias continuem por mais tempo apartadas do movimento tradicionalista. Pois a maneira mais segura de garantir à criança o seu ajustamento à sociedade é precisamente fazer com que ela receba, de modo intensivo, aquela massa de hábitos, valores, associações e reações emocionais - o patrimônio tradicional, em suma - imprescindíveis para que o indivíduo se integre eficientemente na cultura comum”.

b) ASSISTÊNCIA AO HOMEM DO CAMPO

“A idéia nuclear das Tradições Gaúchas é a figura do campeiro das nossas estâncias. Por isso, é sumamente necessário que o Tradicionalismo ampare social e moralmente o homem do campo, para que um dia não se chegue à situação paradoxal de manter-se uma Tradição de fantasia, em que se tecessem hinos de louvor ao "Monarca das Coxilhas", ao "Centauro dos Pampas", e esse gaúcho fosse um desajustado social, um pária lutando febrilmente pela própria subsistência. A nossa cultura somente poderá se impor sobre as outras culturas, no entrechoque inevitável, se for suficientemente prestigiosa. Daí a razão por que precisamos mostrar às novas gerações - bem como àqueles que, vindos de terras distantes, acorrerem à nossa querência - que as tradições gaúchas são REALMENTE belas, e que o gaúcho merece realmente a nossa admiração”.

Também na Carta de Princípios de Glaucus Saraiva temos o artigo XXII que diz:

- Procurar penetrar a atuar nas instituições públicas e privadas, principalmente nos colégios e no seio do povo, buscando conquistar para o Movimento Tradicionalista Gaúcho a boa vontade e a participação dos representantes de todas as classes e profissões dignas.
Por tudo isso entendemos que toda Entidade Tradicionalista deve participar, atuar intensivamente em parceria com as demais Entidades que não fazem parte ainda do Tradicionalismo, no sentido de levar a estas tudo de bom que o Movimento Tradicionalista têm:

- ÉTICA palavra dada- palavra empenhada – fio de bigode
- INTEGRIDADE nas ações
- UMA POLITIZAÇÃO com participação ativa no social
- O AMOR A LIBERDADE como uma questão básica
- O SENTIMENTO DE IGUALDADE, ou seja, sem castas
- RESPONSABILIDADE
- RESPEITABILIDADE - nobreza e consideração
- AMOR AO TRABALHO
- ESPIRITO SUPERADOR
-CORAJOSO
-NATIVISTA no sentido de amor ao pago
- DEFESA DA HONRA um amor próprio desenvolvido
- MODERNIDADE e liberalismo
- ASSOCIADOR , ou seja, cooperativo
- CORAGEM no que faz .

Assim indo de encontro às Entidades e Escolas não esperando que estas um dia venham ao nosso Galpão aprender o que é o Tradicionalismo, ensinar a todos esses valores básicos dos Gaúchos para assim conquistar a boa vontade a cooperação e admiração para com o Tradicionalismo e também trazer novos adeptos para dentro dos CTGs dando assim a devida renovação dos quadros associativos.

A Tese de Barbosa Lessa e a Carta de Princípios ainda recomendam:

I - Auxiliar o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo.

“E com isso o Tradicionalismo pode se transformar na maior força política do Rio Grande do Sul. Para evitar confusão de "política" com "política partidária", expressemo-nos assim: O Tradicionalismo pode constituir-se na maior força a auxiliar o Estado na resolução dos problemas cruciais da coletividade".
“O Tradicionalismo consiste numa EXPERIÊNCIA do povo rio-grandense, no sentido de auxiliar as forças que pugnam pelo melhor funcionamento da engrenagem da sociedade”.
"Tradicionalismo é o movimento popular que visa auxiliar o Estado na consecução do bem coletivo, através de ações que o povo pratica (mesmo que não se aperceba de tal finalidade) com o fim de reforçar o núcleo de sua cultura: graças ao que a sociedade adquire maior tranqüilidade na vida comum”.

VII - Fazer de cada CTG um núcleo transmissor da herança social e através da prática e divulgação dos hábitos locais, noção de valores, princípios morais, reações emocionais, etc.; criar em nossos grupos sociais uma unidade psicológica, com modos de agir e pensar coletivamente, valorizando e ajustando o homem ao meio, para a reação em conjunto frente aos problemas comuns .

Relacionado com:

“Cada Centro de Tradições Gaúchas, em si, é um novo "Grupo Local". E à medida que surgem novos Centros, em todos os municípios do Rio Grande do Sul, vai o Tradicionalismo confundindo-se com o Regionalismo, pois opera para que todos os indivíduos que compõem a Região sintam os mesmos interesses, os mesmos afetos, e desta forma reintegrem a unidade psicológica da sociedade regional”.
XIX - Influir na literatura, artes clássicas e populares e outras formas de expressão espiritual de nossa gente, no sentido de que se voltem para os temas nativistas.

Relacionado com:

“Para alcançar seus fins, o Tradicionalismo serve-se do Folclore, da Sociologia, da Arte, da Literatura, do Esporte, da Recreação, etc. Tradicionalismo não se confunde, pois, com Folclore, Literatura, Teatro, etc. Tudo isso constitui MEIOS para que o Tradicionalismo alcance seus fins”.
Como vemos entidades fechadas, mortas, que ficam esperando as pessoas virem ao seu encontro, não são aquelas que a Tese de Barbosa Lessa e a Carta de Princípios falam, devemos despertar todas às Entidades Tradicionalistas para que façam valer esses documentos fazendo valer os princípios de valores sociais, cívicos e morais neles contidos.
Guimarães – Editor do Chasque Pampeano-20/10/2006


GAÚCHO QUE SE PREZA GOSTA DE ESTAR PILCHADO
 
Houve tempos em que andar pilchado era motivo de chacota, risos, gozações, isso dentro do Rio Grande do Sul, esses tempos passaram, hoje a pilcha gaúcha é respeitada em qualquer lugar que ande, até por lei foi transformada em traje oficial do Rio Grande do Sul (veja o texto da lei abaixo).
Porém temos notado e não é de agora, junto aos nossos CTGS, e isso falo de cadeira, pois tenho 40 anos de tradicionalismo, um certo desinteresse, principalmente pelos jovens, o que é muito preocupante, pois serão os adultos de amanhã, em usar as pilchas, principalmente falando a bombacha.
Assim vemos em Rodeios, ENART, eventos dentro dos CTGS, os jovens usando a bombacha somente durante as apresentações, sendo que logo após, tiram esse traje, colocam uma bermuda e ninguém mais diz que eles pertencem a um CTG, que são tradicionalistas, que querem mostrar a todos que amam e respeitam as tradições que estão representando, nos parece então que essas pessoas não gostam de usar a bombacha, não gostam de estar pilchados, usando-a somente naquele momento em que são obrigados, durante as danças tradicionais, dando assim uma impressão de não pertencerem a um CTG e sim a uma Associação Esportiva Tradicionalista.
Temos que tentar mudar esses procedimentos, incutindo principalmente nas crianças e jovens o significado de estar pilchado, o gosto pelo uso da bombacha, assim não veremos mais em rodeios, Enart, eventos, grupos de jovens de camisetas, bermudas ou abrigos e bonés, parecendo pertencerem a times de futebol, grupos colegiais, mas tudo menos jovens verdadeiramente gaúchos, mostrando a todos o valor de suas tradições.
Sabemos que o exemplo deve vir de cima, de quem comanda, de quem ensina, por isso pedimos uma conscientização de todos, especialmente das Patronagens no sentido de promover em seus comandados o prazer de usar as pilchas e então veremos, como eu já vi, grupos que ao irem a um evento já saem de seu CTG pilchado, permanecendo pilchado durante, dando assim um brilho maior aquilo que se quer mostrar, ou seja, as lindas tradições do nosso estado.
Lei das Pilchas Lei nº. 8.813, de 10 de janeiro de 1989 
Autoria: Deputado Joaquim Moncks
Art. 1º. - É oficializado como traje de honra e de uso preferencial no Rio Grande do Sul, para ambos os sexos, a indumentária denominada "Pilcha Gaúcha". Parágrafo Único - Será considerada "Pilcha Gaúcha" somente aquela que, com autenticidade, reproduza com elegância, a sobriedade da nossa indumentária histórica, conforme os ditames e as diretrizes traçadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Art. 2º. - A "Pilcha Gaúcha" poderá substituir o traje convencional em todos os atos oficiais públicos ou privados realizados no Rio Grande do Sul.
Art. 3º. - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º. - Revogam-se as disposições em contrário.
Assembléia Legislativa do Estado, em Porto Alegre , 10 de janeiro de 1989

O VERDADEIRO CORAÇÃO DO BRASIL
 


c




Brasil, oh! Brasil, terra paradisíaca, dotada por Deus de uma natureza diversificada impar, Rio grande do Sul, oh! Rio Grande dotado por Deus por uma natureza e um clima que temperado com o ardor das batalhas e esfregas para manter esse chão sagrado gerou essa raça varonil, indomada, destemida, guerreira, pioneira, ética, integra, politizada, com amor à liberdade, responsável, nativista e associativa.
Sim, os gaúchos esse povo diferente do resto do Brasil têm suas características próprias, coragem nem se fala, por muitos anos sustentou uma revolução contra o resto do Brasil para lutar por melhores condições financeiras, políticas e sociais para seu povo, trabalhador como poucos, testemunho é a quantidade de gaúchos emigrados pelo Brasil afora gerando riquezas e trabalho por aonde chegam, mais ética, sim, pois pelo caldeamento de raças e índole os valores morais e políticos aqui são mais apurados que do resto do Brasil, nativista como poucos povos dão tanto valor à sua terra natal.
Espírito associativo é que não nos falta, prova disto é o orçamento participativo, modelo de gestão elogiado pelo mundo todo, enfim tudo isso gerou esse estado e esse povo que hoje tem para se orgulhar de ter colonizado o Brasil, tem o povo mais politizado, até já formaram a sua própria Republica, encabeçaram revoluções que acabou com a República Velha da política café com leite, e introduziu o Estado Novo. A maioria dos presidentes e ditadores são gaúchos. É o estado com melhor qualidade de vida do Brasil, a cidade brasileira com melhor expectativa de vida é do Rio Grande do Sul, por onde passam os gaúchos trazem progresso por serem trabalhadores e arrojados em suas iniciativas, enfim falar das qualidades desse espírito gaúcho seria encher páginas, mas tudo isso corrobora o que vou dizer agora:

O RIO GRANDE DO SUL É O VERDADEIRO CORAÇÃO DO BRASIL

Se não bastasse tudo isso que falei, sendo o centro de tantas coisas boas, não o centro geográfico, pergunto qual estado brasileiro tem o formato de coração? Já pararam para olhar esse detalhe, pois olhem o mapa do nosso querido estado tem o formato de um coração . Esse é o coração do Brasil meus senhores, central de forças positivas irradiando energia e exemplo para o restante do país e ainda espalhando essa raça para todos os rincões para dar o exemplo de perseverança, altivez, cedendo aos outros pagos parte do seu povo para ajudar a desenvolver a economia e a características pouco altivas que por ventura encontrarem em outros Estados.

Autor:Guimarães – Editor do Chasque Pampeano

Nenhum comentário: