segunda-feira, 1 de maio de 2017

Desafio Farroupilha, da RBS, já tem seus finalistas





Foram anunciadas nesta segunda-feira as oito invernadas semi-finalistas do Desafio Farroupilha, o reality de danças tradicionais gaúchas da RBS TV. Durante mais de 30 dias, os 20 pré-selecionados foram submetidos a uma votação popular no G1RS, que somou 312.757 votos, a maior da história do site. O grupo adulto do Piquete Nativista Giruá, de Giruá, ficou em primeiro lugar na votação, com 38.926 votos, mais que o dobro da população da cidade. O segundo grupo mais votado foi a invernada adulta do DTG Lenço Branco, de Santana do Livramento, com 31.392 votos.

Os outros seis semi-finalistas são a juvenil do CTG Querência do Imbé, de Imbé, adulta do CTG Reminiscências, de Montenegro, adulta do CTG Porteira da Querência, de Sarandi, juvenil do Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas (CFTG), de Alegrete, adulta do CTG Pelego Branco, de Taquari e adulta do PTG Rancho da Amizade, de São Gabriel. Para conquistar o voto dos internautas, os selecionados mobilizaram as comunidades. "Percebemos este ano um empenho muito grande das invernadas em participar. Teve dança na beira da praia, nas ruas das cidades e até em rodovia, pra chamar nossa atenção", destaca César Oliveira, que apresenta o reality juntamente com o parceiro Rogério Melo.

A partir de hoje, os grupos semi-finalistas vão enfrentar o primeiro desafio: realizar um projeto cultural em uma ou mais escolas públicas do estado, sobre um tema voltado às tradições gaúchas. Pode ser na campeira ou artística. O prazo para a execução da tarefa termina dia 2 de junho. A produção do reality levará em conta, na avaliação dos resultados, os critérios de abrangência, criatividade e adequação ao tema proposto.

O projeto contará pontos na avaliação final, que escolherá os dois grandes finalistas. Para esta avaliação, também serão consideradas as campanhas realizadas nas fases de pré-seleção e votação, bem como as danças que os grupos apresentarão no dia 9 de junho, no Sarau do CTG M' Bororé, em Campo Bom, diante de César, Rogério e um grupo de jurados.

"Uma das novidades na quarta temporada é que o público está acompanhando a participação dos grupos, através de chamadas no Jornal do Almoço, desde o lançamento do projeto, em janeiro. Ou seja, estaremos divulgando nossas danças ao longo de praticamente nove meses seguidos", destaca Rogério Melo. Os seis episódios, lembra, irão ao ar nos meses de agosto e setembro.

Iniciado em 2014, o Desafio Farroupilha foi criado com o propósito de valorizar a cultura gaúcha. Na primeira edição, o tema foi tiro de laço. O músico Cristiano Quevedo cumpriu a missão de apresentar a praticar o esporte. Depois, em 2015, a temática foi a música, quando a dupla César Oliveira & Rogério Melo foi desafiada a escolher o novo talento da música, com vitória do cantor Fernando Saccol. Já em 2016, o CTG Tiarayu foi o grande vencedor da primeira temporada dedicada às danças.


Fonte:Giovani Grizotti
Repórter Farroupilha

Nenhum comentário: